Análise de Economia Conjuntural e Indicadores

Datas: 04/11/25 – 06/11/25 e 11/11/25 Horário: 19h às 22h Objetivos do Curso Capacitar profissionais e estudantes para adequadamente analisar e utilizar indicadores econômicos, compreender sua correlação com a conjuntura econômica e social do País e identificar suas qualidades e deficiências. Módulo 1: Indicadores econômicos (3h)
- Breve apresentação das relações econômicas.
- Análise de conjuntura econômica e indicadores.
- Relevância dos indicadores para tomada de decisões.
- Qualidade do Indicador.
- Exemplos práticos.
Módulo 2: Indicadores de Tendência (3h)
- Número-índice: definição, interpretação, uso e exemplos.
- Índices de preços e deflacionamento (variáveis reais).
- Comparação entre índices e mudanças de base.
- Tendência, suavização de série e dessazonalização.
- Trabalhando com as séries e aplicação prática.
Módulo 3: Indicadores de proporção e Sondagens de opinião (3h)
- Índices de proporção: definição, interpretação, uso e exemplos.
- Índices de difusão: definição, interpretação, uso e exemplos.
- Sondagens de opinião: definição, interpretação, uso e exemplos.
- Índices de confiança: definição, interpretação, uso e exemplos.
PÚBLICO-ALVO
- Ocupantes de cargo de direção, tomadores de decisão, profissionais da área de jornalismo, gestores, representantes e assessores diplomáticos, agentes públicos, estudantes e demais interessados no tema
Instrutor

Gerente de Análise Econômica da Confederação Nacional da Indústria. É graduado em economia pela IBMEC e cursou mestrado em economia pela Fundação Getúlio Vargas/EPGE–Rio de Janeiro. Tem 20 anos de experiência em indústria, pesquisa, análise de conjuntura e já atuou no Sistema Brasileiro de Defesa de Concorrência, na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.